Álgebra de boole

Por ,

Segunda-feira passada, dia 2 de novembro de 2015, o Google lançou o Doodle acima homenageando os 200 anos do matemático Geoge Boole, cujo trabalho é a base para a engenharia elétrica e computação.

Sua álgebra diz que as variáveis só podem assumir dois estados: verdadeiro ou falso, ligado ou desligado, 0 ou 1. Se tornou a base para a computação pois circuitos elétricos trabalham somente com esses dois estados de ligado ou desligado, aceso ou apagado.

Um resumo da sua vida

George Boole nasceu 2 de novembro de 1815, na cidade de Lincoln, Inglaterra.  Só teve uma educação básica, mas era autodidata. Além dos estudos em matemática, aprendeu sozinho francês, alemão e latim e aos 12 anos já tinha traduzido diversos poemas de Horácio. Aos 19 anos fundou sua própria escola e aos 34 anos, mesmo sem graduação, foi chamado para ser professor de matemática no recém criado "Queen’s College" na cidade de Cork, Irlanda (atualmente University College Cork). Seu pai era sapateiro e foi quem o iniciou nos estudos da matemática. Morreu de pneumonia, honrado e com crescente fama, em 1864.

A álgebra de boole

Vou me concentrar aqui apenas na parte que podemos usar no cotidiano e explicar seus operadores, tentando traduzir para uma linguagem coloquial.


NOT - não

Este é o operador de negação, ele aceita como verdade tudo o que não for aquilo que está dito.

Você vai numa pizzaria com um grupo de amigos. Cada um quer um sabor e está uma confusão para decidir. Você, que gosta de quase tudo, diz:
NOT carne seca
Isso significa que você come tudo aquilo que não é carne seca.

AND - e

Só aceita se todas as afirmações forem verdade
Quero pizza de camarão AND catupiry.

Aqui o AND pode ser trocado por COM, para ficar mais próximo da nossa linguagem. Isso significa que você só vai comer a pizza se vier com os dois ingredientes, juntos, só um deles não serve.

OR - ou

Aceita se pelo menos uma das afirmações for verdade.
Mãe! (ou pai ou amor) Quero de presente um PS4 OR um XBox One.

Se você ganhar o PS4, fica feliz. Se ganhar o XBox, fica feliz. Se ganhar os dois, fica feliz (se considerarmos somente a álgebra de boole, as felicidades não se somam...  :cry: booleanamente, 1 + 1 = 1, hã? 8-O )

XOR - ou exclusivo

Só aceita uma das opções.
Você ganhou um vale celular! Você pode escolher entre o iPhone 6s XOR Galaxy S6 Edge.

Quer dizer, só é verdade se for um ou outro, não pode os dois.

Tente agora entender o Doodle acima, consegue?
"A esposa do programador disse:
- Vá ao mercado e traga um litro de leite. Se tiver ovos, traga seis.

O programador voltou com seis litros de leite, então sua esposa disse:
- Programador! Porquê você trouxe seis litros de leite?

E o Programador respondeu:
- Eles tinham ovos..."

Postagens Relacionadas

0 comentários